O Governo de Valença, através da Secretaria de Agricultura e a CEPLAC discutiram a organização da cadeia produtiva do cacau, com foco no desenvolvimento de novos produtos para agregação de trabalho, valor e renda para a agricultura familiar de Valença e região.

20/10/2021 às 11h33

Entre os dias 29/09 à 06/10, no laboratório de alimentos do IFBaiano, ocorreu a capacitação em processamento e derivados do cacau, onde mais de 25 produtos foram fabricados, aproveitando desde o endocarpo (tecidos internos do fruto) até as amêndoas. Dentre as iguarias, estão o chocolate, licor, cocadas, entre outros.

A condução do curso foi realizada pelo Gerente Regional da CEPLAC, Linhares-ES, Álvaro Cândido da Silva.

Agradecemos ao escritório local da CEPLAC-Valença, Antônio Jorge e Isaías Alves, bem como ao IFBaiano, professor Geovane Guimarães, pela parceria na execução desta e de muitas outras ações em prol da agricultura familiar.