O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade, criada pelo Odara - Instituto da Mulher Negra, em 2013.

28/07/2022 às 10h48

Ao longo do tempo as mulheres, principalmente as pretas, são sexualizadas, marginalizadas, desrespeitadas diante da sociedade. A campanha julho das pretas promove ciclos de conversa com as mulheres pretas e reforça a importância da luta pela valorização, respeito e dignidade, que são direitos básicos de todas!

A representatividade é essencial no processo de reconhecimento e valorização, seja no convívio social ou no âmbito profissional. A discussão sobre a ocupação da mulher preta nos espaços de poder é fundamental, através dela é possível o debate e a possibilidade de mudança na postura da sociedade perante a mulher preta.

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura em parceria com o coletivo Quintas Feministas, realizaram dois momentos enriquecedores, ontem dia 26 de julho, nos distritos de Maricoabo e Guaibim, tendo como público alvo as marisqueiras. Um momento de escuta e troca de conhecimento ministrados pelas técnicas da SPM - Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia, acerca dos direitos e vivências das mulheres pretas presentes nesse evento grandioso.