O Governo de Valença através das Secretarias da Agricultura e da Pesca, receberam no último dia 19 de outubro, a Secretária Estadual de Políticas Para Mulheres-SPM, Julieta Palmeira e equipe, bem como, o Assessor Especial da Secretaria Estadual da Agricultura-SEAGRI, Thiago Viana.

25/10/2021 às 11h22

Agenda estratégica para construção de ações voltadas para a inclusão produtiva das mulheres rurais e ribeirinhas através do beneficiamento do Dendê.

O projeto que tem o apoio da Universidade Federal da Bahia-UFBA,  sob a condução da Nutricionista e Doutoranda, Rafaela Bomfim, visa a qualificação da produção do tradicional Azeite de Pilão a partir de adequações dos equipamentos de fabrico, visando a ergonomia das trabalhadoras, garantia de qualidade sanitária e nutricional dos alimentos.

Na oportunidade foi discutido ações voltadas ao beneficiamento das amêndoas do cacau, pescado e mariscos como estratégia de valorização dos produtos, agregação de trabalho e renda para as famílias rurais e pesqueiras do município. Ocorreu também , visitas ao Centro Público de Economia Solidária, a comunidade do Gereba e Kilombo Tenondé, a fim de  vivenciar as experiências locais de produção e comercialização coletiva.